Reviews

Jun 4, 2023
Spoiler
Essa é a minha única review nesse site.
Tenho a dizer que Chuunibyou me surpreendeu.
Se eu tivesse assistido esse anime quando eu tinha uns 14/15 anos provavelmente acharia apenas um pouco engraçado e não teria entendido tudo.
Mas hoje, com 18, posso dizer que realmente o anime me levou a reflexões até que interessantes. Sim, parece só um anime idiota.
Entretanto, retrata de maneira caricata o quão fdp pode ser a família de alguém.
A Rikka - protagonista feminina - é apresentada como uma personagem que sofre desse transtorno chuunibyou (transtorno normalmente na adolescência, qual leva o adolescente a achar que tem superpoderes algo desse tipo) e estuda na mesma sala do Yuuta - protagonista masculino - qual também já sofreu desse transtorno, tenta esquecer e suprimir ao máximo seu passado. Os dois eram transferidos naquela escola (reputação do yuuta tava acabada na escola antiga) acaba que ele quer tentar uma " vida nova " no ensino médio, longe de seu passado chuunibyou.
Obviamente é uma história e os dois são protagonistas, ambos se "trombam" e acabam se conhecendo, Yuuta vê na Rikka tudo oque tinha sido um dia, chuunibyou retardado, tenta se afastar mas o roteiro os une num clube escolar, e lá fazem varias merda junto de 3 cornos.

Avançando rapidamente pros últimos eps que contam a história da Rikka e oque aconteceu e consequentemente o pq estou escrevendo essa porra.

A menina mora com sua irmã, que é uma cozinheira phoda, e tem uma relação estranha, pq a irmã quer que ela "acorde" para o fato que o Pai dela morreu ( Morreu há DOIS anos ) mas ao mesmo tempo não conversa muito com a Rikka, pois, segundo essa irmã vaca:
" É algo vergonhoso ". Relação estranha, porém, "estável" muito diferente da relação com os avós e mãe que não aceitam o fato dela "estar bem" apesar da morte do pai e acreditar que ele a observa através do "Horizonte Etéreo" ( inventado por ela )

Bom, a irmã (com muito bom senso) tem a ideia de chamar todos os amigos da Rikka, junto da própria, pra passar férias na casa dos avós, onde já de primeira, o avô não aceita o fato da Rikka estar de como dito por ele: " Brincando de Pirata " ( ela usa um tapa olho ) esse "brincando" com uma conotação de não estar mal pelo pai dela. Continuando, depois de todo esse tempo um sentimento de amor ir ,aos poucos, sendo criado entre os protagonistas, a irmã considera o Yuuta alguém de confiança, ao nível de, basicamente deixar ele " tomar conta " da Rikka, pois a safada da irmã recebeu uma proposta na Itália e simplesmente vazou largando a irmã na "mão" de um, olhando de longe, vizinho de apartamento!! Caramba em, que irmã boa! mas pô, ela fazia marmita pra Rikka, significa que ela tinha afeto! PORRA NENHUMA, pagava de irmãzona mas era vergonhoso dialogar sobre os sentimentos da Rikka, e na primeira oportunidade meteu o pé pra europa, deixando esse B.O na "mão" da MÃE das duas, mãe essa que nem visitava a Rikka, e que junto da irmã mais velha e avós, nunca superaram a morte do pai/marido.
Essa mãe não é mt mostrada no anime, mas era provavelmente rígida quanto a Rikka, pois antes da chegada da mãe,Rikka se pergutava diversas vezes: " Será que minha mãe vai achar ruim, melhor fazer pra deixá-la feliz" sendo que deixar a mãe feliz, no contexto, significava basicamente: suprimir toda fonte de felicidade da Rikka e ABRAÇAR a morte do pai como um TORMENTO, um peso na consciência. Para entender o contexto: Quando o pai da Rikka morreu ela era nova, e meio que ESCONDERAM a doença do pai dela, e quando o pai, "do nada", foi de comes, ela teve dificuldade em entender, e não conseguia dar "um adeus" a ele. Pq pra ela, ele estava no Horizonte Etéreo.
Passam-se os anos, e diante das transformações na vida da Rikka, ela estando bem, Indubitavelmente por puro egoísmo a família inteira da Rikka conspira pra que ela "enfrente" a morte do pai e viva com esse tormento, pois assim a família vive.
A Família atormentada não suporta ver a Rikka não sofrendo junto deles, e por isso, meio que até mesmo "inconscientemente" tentem a fazer. Com direito a irmãzona taxando o Yuuta como irresponsável por nutrir esse sentimento chuunibyou dela ( vaca larga a irmã e vai p europa mas quem era o irresponsável era o namorado da Rikka! )
Mesmo assim, Yuuta é influenciado e convence a Rikka de que nada do Chuunibyou é real( não mostra exatamente a cena disso, mas a Rikka tem uma mini crise ali e se isola) Após a, quase que total, quebra com chuunibyou Rikka se sente apenas triste, sorri pouco e age como uma npc padrão, até o anime fica menos colorido realmente perde os sentimentos/magia. Até o Yuuta percebe que tá uma merda mas continua reprimindo o sentimento chuunibyou e convencendo outros que este não é real. Assim, Rikka abandona a escola, os amigos, o chuunibyou, e se muda para casa dos avós qual sobra-lhe apenas no fundo tristeza e solidão. Fica limpando a lápide do Pai junto da mãe e blá-blá-blá.

Em suma, a família venceu , mas isso é um romance então não 👎, Yuuta percebe que ninguém queria aquilo e junto dos side-characters vai até a casa dos avós salva e tal fodase. Aí sim, Rikka consegue através do Horizonte Etéreo dizer adeus pro pai e finalmente "superar" isso.

... Que mais dizer além de: família fdp.
- Esconderam da Rikka a doença do pai.
- Nunca superaram a morte do pai
- Não se conformavam com o fato da Rikka estar bem( mesmo sem ter superado de vdd )
- Segundo própria Rikka: NÃO Ligarem pra EXISTÊNCIA dela " As únicas pessoas que pensam da minha existência são: minha irmã e o Yuuta
-A irmã que ligava tanto pra ela meteu o pé e deixou com a mãe qual tinha uma relação de merda cm a Rikka

*tem alguns erros d PT mas tô cm preguiça de editar. é isso. *
Reviewer’s Rating: 8
What did you think of this review?
Nice Nice0
Love it Love it0
Funny Funny0
Show all
It’s time to ditch the text file.
Keep track of your anime easily by creating your own list.
Sign Up Login